Grupo Dislub Equador: tradição em combustíveis

21 de julho de 2022

Posto Encontre o Equador mais próximo de você

As raízes do que hoje é o Grupo Dislub Equador – sexta maior distribuidora de derivados de petróleo do país – surgiram em 1997. Mais à frente, em 2000, com um acordo que marcaria a união das famílias Lins e Carrilho, a Dislub Combustíveis tomara forma. Carregando o know-how de postos de combustíveis, Sérgio e Doca Lins se juntaram a Humberto e Cláudia Carrilho e sua experiência na área de distribuição de lubrificantes e combustíveis. Juntos, aliaram tradição e expertise e fizeram com que a Dislub se tornasse referência no segmento.

Uma só energia
Atualmente, o Grupo Dislub Equador atua nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, nos segmentos de importação, armazenamento e distribuição de combustíveis. Através de suas duas distribuidoras, Dislub Energia e Equador Energia, o Grupo atende mais de 3.000 clientes e distribui combustíveis para mais de 450 postos bandeirados distribuídos pelos 15 estados: Amazonas, Acre, Pará, Rondônia, Roraima, Mato Grosso, Goiás, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Alagoas, Ceará, Maranhão, Bahia.

Para superar as dificuldades de abastecimento encontradas no Amazonas e estados vizinhos, o Grupo Dislub Equador inaugurou, em 2013, o maior terminal fluvial privado do país, um empreendimento com capacidade para armazenar mais de 100 milhões de litros de combustíveis. O único terminal privado no mundo que possui os quatro ISOs (NBR ISO 9001:2015 / NBR 16001:2012 / NBR ISO 14001:2015 / ISO 45001:2018).

No total, possui mais de 400 colaboradores focados em distribuir energia com soluções de abastecimento que atendam os clientes de forma eficiente. Prova disso é o cuidado com a qualidade na distribuição e entrega dos combustíveis do Grupo Dislub Equador, garantida através de rigorosos processos de compliance e LGPD, treinamentos constantes e programas de qualificação, segurança, legislação e relacionamento, resultando em excelência na prestação de serviços.

Um Grupo premiado 
Ao unificar as imagens das duas distribuidoras, Dislub Energia e Equador Energia, o Grupo estabeleceu uma só diretriz e fortaleceu suas marcas perante o mercado. Com amplo investimento em design e arquitetura, inovou na marca do Grupo Dislub Equador, o que rendeu ao Grupo a posição prata no aclamado prêmio internacional A Design Awards em 2020, e inovou na estrutura de seus postos e filiais, conquistando novamente em 2021 a premiação bronze pelo A Design Awards, desta vez pelo design do Posto P10 em Manaus, o primeiro flagship do Grupo.


Posto Equador P10 (Manaus – AM)

 

Ainda em 2020, o Grupo foi nomeado como a Melhor Distribuidora da América Latina e Distribuidora Mais Sustentável da América Latina pelo World Finance Oil and Gas Awards, que destaca companhias e organizações mais bem equipadas para prosperar neste novo cenário do mercado, ao atingir os mais altos padrões internacionais de excelência.

Em 2021, o SindTRR, premiação que destaca anualmente as melhores distribuidoras regionais do país, concedeu ao Grupo o primeiro lugar no Norte e segundo lugar no Centro-Oeste.

 

Desde 2011 o Grupo Dislub Equador fica entre as melhores empresas para se trabalhar no Norte e Nordeste, como atestam os repetidos prêmios GPTW – Great Place to Work conquistados todos os anos, consecutivamente.

Esses resultados são frutos de vários investimentos no desenvolvimento profissional das lideranças e dos esforços e dedicação de suas equipes.

Posto Dislub AV Combustíveis (Recife - PE)
Posto Dislub AV Combustíveis (Recife – PE)

 

Mais que combustível
O Grupo Dislub Equador tem a sustentabilidade como um dos seus valores mais importantes e dissemina entre seus colaboradores a responsabilidade com a sociedade e o futuro do planeta, através de processos que gerem o menor impacto possível ao meio ambiente e do apoio a iniciativas beneficentes.
Uma das ações mais inovadoras do grupo foi o lançamento do combustível ecoaditivado DuraMais, o único do país que funciona com um catalisador capaz de reduzir em até 50% as emissões de poluentes presentes nos combustíveis fósseis. Desenvolvida na Califórnia, a nanotecnologia presente na gasolina e no diesel DuraMais, reorganiza as moléculas de combustível, otimizando o processo de combustão. Com a aceleração da combustão, acontece um aumento na eficiência fazendo com que o combustível renda até 10% mais que os combustíveis comuns.

Terminal Fluvial (Itacoatiara - AM)
Terminal Fluvial (Itacoatiara – AM)

O produto, agraciado com a ecoetiqueta da Organização das Nações Unidas (ONU), é certificado por estar alinhado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) previstos na Agenda 2030. O Instituto das Nações Unidas para Formação e Pesquisa (Unitar) certificou o catalisador pela característica do produto de reduzir a emissão de poluentes.
Compromisso com o futuro.
Para além do meio ambiente, o Grupo Dislub Equador também tem entre seus pilares o cuidado com as pessoas.

Por meio do projeto Pontão Brasil, o Grupo Dislub Equador opera um sistema logístico de balsas itinerantes, que levam o combustível em rios de difícil acesso e postos de combustíveis flutuantes, que juntos atendem à demanda até nas regiões mais remotas da Amazônia. Antigamente, a população das comunidades da Amazônia contava com combustível sem procedência. Muitos dos postos que operavam nos rios eram clandestinos, sem registros na Agência Nacional do Petróleo e possuíam instalações precárias e amadoras, totalmente insalubres.

O Projeto Pontão Brasil foi responsável pela inclusão de centenas de empresários no mercado legal de combustíveis. Foi considerado um dos projetos mais inovadores da região Norte porque tirou da ilegalidade pessoas que ainda trabalhavam em balsas de madeira sem as mínimas condições de segurança.

Outra iniciativa que é apoiada pelo Grupo Dislub Equador é a Orquestra Criança Cidadã, que está em funcionamento desde 2006 em Pernambuco e visa o resgate social de crianças em situação de vulnerabilidade através da música. O programa, que tem destaque internacional, conta ainda com apoio pedagógico, atendimento psicológico, médico e odontológico, aulas de inclusão digital, entre outras ações focadas em tirar os jovens da marginalidade.

O Grupo também se tornou aliado da cultura e do esporte, ao promover e realizar eventos como corridas pedestres, festivais de música, gastronomia, palestras e debates sobre negócios e sustentabilidade ambiental. Seus movimentos e patrocínios têm grande importância, desenvolvendo atletas, artistas e comunidades.

Cientes de que as novas gerações serão as responsáveis por mover o futuro, todos que fazem o Grupo Dislub Equador seguem firmes no propósito de inovar cada vez mais, oferecendo para o mercado opções sustentáveis e comprometidas com o planeta, enquanto trabalham com a visão de elevar o grupo a um dos maiores e mais importantes do país, sem abrir mão das melhores ferramentas de gestão para garantir a excelência na satisfação dos seus clientes.

Este conteúdo, disponibilizado publicamente em parceria com a Folha de Pernambuco, foi desenvolvido com exclusividade pela equipe da Editora Inspiração para o livro Inspiração Pernambuco, com breve lançamento para 2022.

Matéria completa no site https://www.folhape.com.br/colunistas/inspiracao-pernambuco/grupo-dislub-equador-tradicao-em-combustiveis/31954/

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Enviado com sucesso